-
Arquitetos: Luis Vidal + Arquitectos
- Área: 5499 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Enscape, Kerakoll, LYCSA, Lamitech, Sherwin-Williams, UNIFACHADAS, Villalba, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. CENTRO COMUNITÁRIO + CESFAM MATTA SUR.
A cidade que cuida e reabilita seu patrimônio é a cidade que escuta seu passado sem renunciar a seu futuro. Este delicado equilíbrio entre memória e contemporaneidade é proporcionado pela arquitetura com vocação para servir à sociedade, destinada a perdurar. O complexo Matta Sur se baseia nestes princípios. Trata-se da resposta do escritório luis vidal + arquitectos ao que significa projetar com responsabilidade, sua contribuição ao diálogo social e ao compromisso ambiental. Uma recuperação sem precedentes que devolve a Santiago um de seus edifícios mais emblemáticos. A união do passado, presente e futuro em um edifício que combina modernidade e tradição, tecnologia e sustentabilidade, vanguarda e respeito ao patrimônio.
O complexo Matta Sur é formado por dois edifícios localizados no mesmo terreno: o antigo Liceo Metropolitano de Santiago, construído em 1891, e restaurado para abrigar usos sociais como uma creche, um ginásio ou um auditório; e um novo edifício, que abrigará um CESFAM (Centro de Saúde da Família). Os dois edifícios somam uma área total construída de 5.500 m2, que dará suporte a uma comunidade de mais de 30.000 usuários. Juntamente com ambos os edifícios, e articulando-os, a praça pública, localizada no centro do terreno, se configura como um espaço aberto que promove o encontro social, tornando-se o centro do projeto. O escritório luis vidal + arquitectos aceita o desafio de, por um lado, restaurar o edifício patrimonial e, por outro lado, projetar um novo edifício que se integre de forma harmoniosa ao conjunto. Assim, as intervenções realizadas procuram recuperar os elementos mais singulares do edifício existente, mas utilizando uma linguagem austera e contemporânea que não compete com o edifício antigo, mas o potencializa.
Uma análise cuidadosa do edifício original, combinada com um desenho delicado e consciente baseado na materialidade, espacialidade, funcionalidade, ritmo, sustentabilidade, estudos de fachada e luz, são os aspectos-chave da proposta. Desta forma, luis vidal + arquitectos atinge seu objetivo de recuperar o valor arquitetônico e estético original do edifício, estabelecendo ao mesmo tempo um diálogo entre o histórico e o novo, aproveitando assim esta oportunidade única de criar um espaço emblemático na cidade onde se fundem o encontro social, a assistência clínica, a educação sanitária e a promoção da prevenção.